Descrição enviada pela equipe de projeto. Sendo o equipamento cultural mais importante da cidade, o teatro de hoje não deve ser restrito aos amantes da arte e turistas. Deve servir para encontrar formas de fazer parte do cotidiano das pessoas. Este projeto prioriza a relação entre paisagem, edifício e espaço urbano, gerando um espaço mais popular e atraente que um edifício, um teatro ou um jardim.
Yangzhou é uma cidade histórica famosa por seus jardins, seu canal e sua cultura. O Teatro do Grande Canal foi construído para ser o complexo cultural mais importante da cidade. Com uma área total de construção de 144.700 metros quadrados, possui uma sala de ópera com 1600 lugares, uma sala de teatro com 800 lugares, uma sala multifuncional e uma sala de ópera chinesa. O escritório TJAD ganhou o concurso internacional de projeto e foi premiado com o contrato para a concepção deste projeto. O teatro foi inaugurado oficialmente em julho de 2021.
O Jardim da Lua e a Ponte Artística. Como o local está localizado entre a cidade e o lago, o projeto valoriza a continuidade do espaço urbano. Um pátio, não um edifício, torna-se o ponto focal do local onde o público pode circular livremente, independentemente de o teatro estar funcionando ou não. O lado sul do edifício em direção ao lago funciona como se fosse uma ponte no ar que traz a vista do lago para dentro do teatro e liga o centro cultural ao centro de exposições.
Pedra e bambu. O volume simples e poderoso coberto por pedra retoma ao passado da cidade, à noite se transforma em uma tela dinâmica mostrando a face moderna e vibrante de Yangzhou. As paredes de cortina de vidro e os terraços ao redor do pátio interno fazem que o interior e o exterior se misturem em um gradiente em vez de definir um limite claro entre fora e dentro. As pessoas podem explorar os caminhos da fachada e alcançar o edifício como se estivessem vagando em uma floresta de bambu.
Espaço interno. Como local para eventos públicos e exposições, o espaço interior se expressa em uma linguagem contínua e fluida através de paredes e coberturas curvas. Todas as salas possuem equipamentos profissionais para que os parâmetros de acústica sejam de primeira classe e são flexíveis para se adequar conforme necessidades particulares. As quatro salas são diferentes em materiais, cores e atmosferas para criar um laço cultural com as quatro estações de Yangzhou.
Grande teatro de 1600 lugares: Esta sala é um clássico teatro em forma de ferradura construído para apresentações de ópera e balé. Abriga por volta de 1600 espectadores em três níveis. Todo o espaço parece estar envolvido por pétalas. Todas as luzes e equipamentos de áudio estão escondidos entre essas pétalas e podem ser ajustados com uma certa flexibilidade de acordo com as necessidades da performance.
Teatro de 800 lugares: A sala em forma de ferradura tem um palco para teatro infantil, acrobacias, shows de mágica, etc. Abriga cerca de 800 espectadores em dois níveis. As plataformas em ambos os lados em conjunto com o fosso da orquestra expandem a área do palco para permitir que os atores se aproximem do público. As paredes de GRC em tiras nas laterais crescem do chão como bambu e se unem no teto.
Sala multifuncional de 300 lugares: A sala multifuncional é projetada seguindo o modelo de "caixa preta", equipada com assentos móveis, palco ativo e equipamentos de iluminação que tornam a sala flexível para shows, ensaios e gravações. As paredes ao redor são envolvidas por uma série de módulos acústicos que são projetados em forma de folhas de ginco.
Sala de Ópera Chinesa: No passado, a ópera chinesa era sempre ao ar livre, em pátios ou praças, onde o público podia conversar, tomar chá e lanches enquanto a apresentação acontecia. Decidimos reproduzir esse conceito em um teatro moderno: o espaço consiste em um pátio interno com uma varanda superior ao redor. Todos os assentos e mesas são móveis e neste espaço é permitido consumir alimentos durante as apresentações. A tela retrátil na frente do palco torna este espaço flexível conforme a necessidade.
Lobby no ar: Os edifícios leste e oeste estão conectados no 5º andar por um corredor de 50 metros de comprimento. Funciona como um lobby multifuncional com vista panorâmica do Lago da Lua e da cidade. O padrão de ondas de água no teto se encaixa na forma da treliça estrutural e torna o espaço fluido e leve.
Estrutura e parede de vidro. A fim de unificar o espaço interior e a fachada exterior do edifício, o desenho da estrutura metálica do hall de entrada é concebido através de form-finding para manter os componentes estruturais atrelados à fachada do edifício. Através da modelagem e análise da parede cortina hiperbólica, as colunas estruturais, vidros e hastes decorativas são todos planificados, o que reduz muito o custo e a dificuldade de construção.
Green building. Os ventos durante o verão entram no edifício através do pátio interno, onde há plantas adaptadas ao clima e às condições do solo de Yangzhou, para criar um microclima confortável para atividades ao ar livre. Os resultados das simulações de insolação mostram que o edifício tem insolação suficiente durante todo o ano, maximizando assim o uso da energia solar. O sistema de dupla pele bem projetado fornece ventilação passiva e luz solar natural para reduzir o uso de ar condicionado e iluminação artificial.